quinta-feira, 28 de abril de 2011

We are back

O blog esteve acesso privado durante um tempinho porque uma alma que sabe perfeitamente que eu não gosto de expor a minha escrita/vida a todo o mundo (conhecido) foi publicar o blog no facebook… Tive muita sorte em chegar cedo a casa naquele dia e por acaso ligar o computador e ver o facebook, foi só por acaso.. e quando vi aquilo ali, passei-me por completo... Estava tão zangada, com uns nervos... Mas depois lembrei-me que podia tirar o acesso ao blog e assim ninguém lia.. E se lembravam do nome? Era só fazer uma pesquisa no google e pimba...whatever.
Eu sei que o blog ao estar na internet, domínio público, qualquer pessoa tem acesso a ele.. mas se uma pessoa não sabe que eu escrevo de vez em quando aqui porque raio ia pesquisar e encontrar? Por coincidencia?
Que eu saiba, quase ninguém sabe (ou ninguém além de nós os dois) no Canada que temos este blog. Disse uma vez a uma prima minha de cá, mas acho que ela não ligou muito e duvido que se lembre..
Há muita (má) gente que eu prefiro que não leiam o blog... mas deixo passar. O remédio seria deixar de escrever online, certo?
Mas eu acho que se eu tivesse uma familiar/amiga minha no estrangeiro gostava de ler o que se passava de vez em quando. Não mata a saudade toda, mas pode ser que sentimos mais perto um do outro.
O link para o blog esteve no facebook mais ou menos durante meia hora.. e pelo Google Analytics só uma pessoa de Portugal acedeu ao blog apartir desse link, e não era uma visita nova diz o Analytic. Vou confiar neste programa. Afinal das contas penso que as pessoas não estão todo o segundo a ver novidades no face...

Entao que se passa por aqui?!

Recebemos uma carta a dizer que o caso de imigração está finalizado e para esperar notícias dolocal office que nos vai dizer a data de landing interview.. Tão perto! Deve ser lá para Maio que o Bruno vai ser Residente permanente do Canada.. depois de um ano e 5 meses desde que receberam os nossos papéis estamos despachados desta viagem de imigração... Espero não estar a precipitar-me!

Eu andava na onda de comprar uma casinha.. gosto de pensar que temos um espaço que é nosso (ou só é nosso quando pagamos tudo ao banco?!!)... Eu adoro ver casas, e quando há alguma open house no caminho para algum lado, eu peço (muito) para ir ver! Eu acho que não há destas coisas em Portugal, mas para quem não sabe, é básicamente uma casa que está à venda e toda a gente pode entrar lá dentro e vê-la. A porta está aberta, é só entrar e ver a casa! Simples! No início foi estranho para nós.. mas agora já não. Ate é giro para conhecer o tipo de casa que há na zona e os preços.

Depois de uma pesquisa pela internet sobre o mercado imobiliario, sobre o aumento de juros, sobre o que irá passar no futuro próximo aqui no Norte de America, chegamos à conclusão que não é boa altura para fazer este “investimento”.
Até dá que pensar...
Fazendo as contas, se a gente pagar renda de um apartamento durante 10 anitos (isto é um exemplo!) conseguimos juntar dinheiro para uma casa inteira. Humm?
Se a gente comprar casa se calhar também conseguiamos (com esforço) pagar a casa em 10/12 anos ao banco. Mas, ao sendo dono de uma propreidade há muitos imprevistos no caminho, há sempre alguma coisa para arranjar, e os servicos aqui não são nada baratos, além da “renda ao banco” há as taxas e o seguro para pagar todos os anos... se alugamos não há nada disso (até a água, aquecimento, luz são incluindo na maior parte das rendas) e podemos pôr dinheiro à parte à vontade.

É tão fácil os bancos emprestarem-nos dinheiro para uma casa; como primeira casa só temos que dar 5% de entrada. Mas se damos menos de 20% pagamos juros/seguro. E além disso tem-se pagar um advogado, etc. que deve custar mais uns 2% do valor da casa.
Uma pessoa fica à rasca se não tiver muita poupança. Deixa de viver a vida que tinha, e em vez de qualidade de vida apenas tem uma casa para dizer que tem.

Curiosidade da população do Canada:
- 70% tem casa própria
- 30% não consegue pagar as contas mensais
- 40% têm zero em poupança

*

Eu noto cada vez mais que quanto menos damos valor aos materiais melhor. A sociedade quer que compremos iPhone, TVs plasmas, casas... se não nos pormos a pau vai haver um dia que estamos iguais aos vizinhos e no entanto com muitas dívidas e muito mal na vida. Triste mas verdade.

Se a gente mudar para um apartamento melhorzinho de certeza que vamos ouvir “estás a gastar dinheiro.. podias estar a pagar isso ao banco em vez” ... eu percebo-os perfeitamente porque eu própria ando (andava?) a dizer isso às pessoas... Que mais vale estar a pagar algo que é nosso um dia. Sim, eu sei. Mas...

*

A semana passada fomos a uma quinta orgânica, que encontrei online. Tirando o vento e frio que estava, foi maravilhoso. A quinta é criada por um casal na casa dos 50. Pessoas que viagaram o mundo enquanto eram fotografos, muito cultos e interessantes. Vimos os patos, galinhas, vacas (high land), cavalos.. Era algo que gostava de experimentar, criar e tomar conta de uma quinta!Se a gente tivesse mais espaço em casa eu ia comprar sementes para semear mais especiarias, flores .. oh se tivesse um quintal pequenino..

E assim estamos, a aprender sobre a melhor maneira de viver neste mundo.

*

Aqui estão algumas fotos da quinta e os animais :)









Sem comentários: