terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Corn Starch

Há pouco tempo abriu aqui um supermercado chinês perto da nossa casa, e desde então temos lá ido para fazermos as nossas compras. As lojas e supermercados chineses proliferam por aqui que nem formigas, levando muitas lojas conceituadas a perderem clientes e até mesmo a fecharem. Até aqui eles conseguem fazer preços abaixo do normal, chamando não só os conterrâneos mas também pessoas de todas as nacionalidades que vão atrás dos seus produtos baratos.

Este fim-de-semana fomos lá para comprarmos umas coisas que estavamos a precisar. Nós já estamos conscientes que apesar das coisas serem mais acessiveis, o serviço prestado por eles é algo completamente diferente. Comprámos as nossas coisas e deixámos para o fim algo que a Sara tinha visto num livro de receitas chinesas: "Corn Starch". Estupidamente não nos lembrámos de ver o que era nem como se parecia antes de irmos em busca dele... apenas sabiamos que era um pó. Quando começámos à procura do dito cujo produto, cedo nos apercebemos que tinhamos de pedir ajuda.. e aí vinha o problema. É extremamente dificil, senão impossivel de falarmos com os empregados chineses, porque quase nenhum deles sabe falar inglês.. ou sabe sequer os produtos que vendem na loja. Lá fomos nós os dois, cada um para o seu lado, perguntar aos empregados onde é que podiamos encontrar Corn Starch. Cada um dos empregados deu uma resposta diferente mas o resultado era unânime.. ou não percebiam nada ou não sabiam o que era.
Ir ao peixe ou à carne é uma maravilha.. temos de pedir as coisas apontando para elas e eles são apenas capazes de responder com aquela cara de menino assustado "Cut?" e a gente responde com um gesto sim ou não.. é assim que tem que ser.. se nos metemos com coisas mais complicadas como uma senhora no outro dia, que pediu: "You can cut all of the fishes except one. which I want whole. One whole and the others you can cut" ao que ele respondeu fazendo gestos parvos com a faca "Cut Cut?". A mulher lá teve de repetir a mesma coisa umas três vezes fazendo gestos como uma menina pequena para se tentar explicar claramente. Enfim, pelo menos a gente ainda se diverte enquanto estamos na fila do peixe. De volta ao Corn Starch, lá por fim consegui encontrar um que falava inglês ( talvez o gerente da loja ) e que me mostrou dois pacotes de Corn Starch em dois sitios diferentes.. Finalmente, felizes por ter conseguido o que queriamos viemos para casa mas quando a Sara abriu o pacote viu que aquilo nao passava de simples farinha maizena.... Tanto trabalho para comprarmos uma coisa que já tinhamos em casa!

Pelo menos o franguinho ficou óptimo com a pitada de Corn Starch... mas ficamos a saber que se pusessemos maizena, o resultado seria o mesmo.

Sem comentários: