domingo, 1 de novembro de 2009

High Park

Este Sabádo decidimos ir fazer uma visita ao High Park. Já lá tinhamos estado uma vez durante o Verão, mas sem dúvida que não podiamos ter feito melhor escolha em irmos lá uma segunda vez, agora durante o Outono.

Este parque situado a Oeste do coração da cidade de Toronto é aclamado por muitos como a jóia da coroa no que respeita a parques situados na selva urbana. Possui 161 hectares onde 1/3 dessa área ainda está preservada em pleno estado natural. Devido a isso possui uma fauna e flora imensa.

Quando lá estivemos na primeira vez tinhamos gostado muito do que vimos. O parque é imenso e fornece várias actividades aos seus visitantes. Para além disso existem alguns caminhos pedrestes para se fazer no meio da florestação, relvados imensos para se fazerem piqueniques ou simplesmente jogar um jogo de frisby, soccer ou ténis entre a familia e amigos. Foi isso que vimos durante a nossa primeira visita ao parque. Casais e familias a passear, a correr, andar de bicicleta, patins em linha: um ambiente normal num dia de verão.

Este Sábado andámos por muitos dos caminhos que fizemos durante essa primeira vez e foi extraordinária a diferença entre eles nas duas estações. Onde antigamente existiam os relvados verdejantes existia agora um tapete de folhas secas e coloridas a reflectir a luz dourada do sol. Muitas árvores já estavam totalmente despidas enquanto outras ainda conseguiam manter algumas folhas que ainda resistiam nos ramos. Foi impressionante assistir ao contraste dos cenários e à luminusidade do ambiente. Tudo tão magnificamente coordenado que parecia ter saido do pincel de um dos mais talentosos artistas renascentistas.

E não eramos apenas nós que aproveitavamos esse quadro. Inúmeros casais passeavam por entre os carreiros que agora mal se viam devido à quantidade de folhas secas. Outros andavam sozinhos com as suas tecnologicamente avançadas máquinas fotográficas a tentar captar nas suas objectivas aquilo que não podia ser perdido com mais um pôr-do-sol.

Ficam aqui mais algumas fotos que não mostram nem um décimo daquilo que é a realidade. Amanhã, onde hoje está o contraste multicolor, irá estar um manto branco. E onde hoje estão os casais de namorados a tirar fotografias deitados no castanho seco das folhas, irão estar grupos de crianças sorridentes com os seus trenós, a serem empurrados pelos pais para mais uma descida vertiginosa de alguns metros por entre outras familias que se ocupam a fazer bonecos de neve. E nós lá estaremos para assistir a isso.

O High Park é assim: um local diferente dependendo da estação do ano, onde tanto nós como os animais nos adaptamos à natureza e tiramos o melhor partido do que ela nos ofereçe.
















Sem comentários: